Como preservar a bateria do celular

Atire a primeira pedra quem nunca ficou desesperado atrás de uma tomada para carregar o celular. Ou quem nunca chegou no colega de trabalho pedindo o carregador emprestado porque achou que aquela carga da noite daria conta do recado durante o dia.

Carregar celularEssas cenas são mais que frequentes no nosso cotidiano. Estamos cada vez mais conectados, e não é raro levarmos a bateria do smartphone ao limite. Aplicativos, câmera, jogos, música, bluetooth, wi-fi, localização. O resultado disso é que ficamos com pouca carga ainda na metade do dia.

Mas com o avanço da tecnologia e com aparelhos mais modernos, sempre fica o questionamento: afinal, por que as baterias não duram mais? A resposta para essa pergunta pode estar no próprio comportamento do usuário, que além de usar o celular por muitas horas, pode estar carregando a bateria do jeito errado.

Quer saber o que você não deve fazer? Então veja esses 5 erros que podem comprometer a vida útil de uma bateria:

  1. Deixar a bateria chegar a 0%

Você está mexendo no celular e ainda tem 20% de carga. Então você pensa: “ah, ainda tem bastante até chegar a 0% e desligar”. Isso é um erro e pode comprometer a bateria aos poucos. O ideal é começar a recarregar quando o nível chegar a 15% ou 20%.

  1. Carregar o celular durante a noite

Essa todo mundo (ou quase) faz. Já virou uma atividade automática colocar o celular na tomada na hora de dormir. Mas esse hábito também pode fazer mal para a bateria. Cargas muito longas de 8 a 10 horas devem ser evitadas. O mais indicado é fazer cargas menores durante o dia. Lembrando que você não precisa esperar completar 100% para tirar da tomada.

Como carregar o celular do jeito certo

  1. GPS ativado

É verdade que a localização é uma das maiores vilãs da bateria do smartphone. O dispositivo fica “rodando” o tempo todo para buscar dados e identificar onde o celular se encontra, por isso, acaba consumindo boa parte da bateria durante o dia. Se não for usar, o mais indicado é desativar a localização.

  1. Deixar o celular ao sol

Muita gente se preocupa em deixar o celular no sol por conta do calor, porém, não é só isso que pode comprometer um smartphone. Os íons da bateria também se desgastam quando são colocados em temperaturas altas, resultando em um desgaste maior. Evite condições extremas sempre.

  1. Usar o celular enquanto carrega

Carregar o celularOutro erro que muitas pessoas é o de usar o smartphone enquanto ele está conectado à tomada. Isso também pode fazer com que a vida útil da bateria diminua. O raciocínio é o mesmo do tópico anterior, ou seja, ao utilizar o smartphone enquanto faz o carregamento, ele vai esquentar mais. Com o dispositivo mais quente, os íons serão comprometidos e a bateria vai durar menos. Para evitar problemas, deixa o seu aparelho “descansar” enquanto estiver sendo carregado.

3 Responses

  1. Leo Moreira disse:

    Não conheço uma alma que não tenha dito problemas com bateria de celular depois de um tempo, seja ele um Iphone, um Samsung ou um Motorola

  2. Me parece que as operadoras fazem de propósito para que tenhamos que trocar nossos telefones toda hora. Não?

  3. Eu de TPM disse:

    Assim que tiro o carregador já cai pra 80%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *