Dicas para economizar na conta de luz

É comum que durante o verão ou em estações mais quentes do ano, que nossa conta de energia suba, afinal passamos a utilizar mais eletrodomésticos como ventiladores, ar-condicionado, geladeira e afins.

Mas, esse aumento na conta de luz pode causar um certo aperto no orçamento doméstico, uma vez que, uma conta de luz que já possui um valor alto, aumenta ainda mais.

Porém, a algumas dicas que você pode aplicar em sua residência para economizar na conta de luz, confira abaixo:

Troque as lâmpadas da sua residência

Uma das dicas mais simples que você pode aderir na sua residência para economizar na conta de luz, é fazer a troca das lâmpadas incandescentes pelas de LED.

As lâmpadas incandescentes apenas de possuírem um valor mais em conta, gastam muita energia, e são pouco eficiente quando o assunto é iluminação, fazendo com que o esse preço baixo não seja um bom investimento no final do mês com a conta de energia.

Já as lâmpadas de LED, apesar do preço mais elevado, são mais econômicas, podendo gerar até 90% de economia na sua conta de luz, além de iluminarem mais. É realmente um investimento a se pensar.

Uso do chuveiro elétrico

Algumas pessoas mesmo no calor, não gostam de tomar um banho frio, mas uma mudança de hábito que você pode aderir para economizar na sua conta de luz Eletropaulo é, selecionar a temperatura morna, que na maioria dos aparelhos chama “verão”.

Também, você pode passar a tomar banhos mais curtos, e não transformar o banho em uma momento para pensar na vida, já que, além de energia você também está consumindo água.

Uso da geladeira

Algumas dicas que você pode aplicar para a sua geladeira consumir menos energia é, regular a temperatura interna da mesma, e nunca guardar alimentos ainda quentes, já que com isso ela precisa funcionar mais para compensar o calor dentro dela.

Uso do ar condicionado

Um dos vilões da conta de energia, o ar condicionado mesmo sendo um item que gasta tanto, é quase que impossível de ficar sem no verão brasileira.

Mas, algumas dicas que você pode seguir para esse item gastar menos é, que nos ambientes onde há um ar condicionado, portas e janelas abertas devem sempre permanecer fechadas quando o mesmo estiver ligado.

Outra dica, é que manter os filtros internos sempre muito bem limpos, ou ainda, diminuir ao máximo o seu tempo de uso, colocando cortinas nas sua residência para rebater o sol.

Aparelhos em stand-by

Aparelhos ligados em modo stand-by também consome energia, então se você não for utilizá-los por muito tempo, ou viajar, o melhor é mantê-los fora da tomada. Após começar a desligar todos os aparelhos da tomada você terá consciência de tudo que gastou, para isso emita uma 2 via aes eletropaulo e confirmar todos os gastos.

Uso de eletrônicos e eletrodomésticos

A mesma dica acima, vale para os eletrônicos e eletrodomésticos, caso você for viajar o melhor é retirar todas da tomada, exceto a geladeira.

Mas isso vale para:

  • Fogões eletrônicos
  • Tv
  • Computador
  • Vídeo game
  • Micro-ondas

Faça um comparativo com contas anteriores

Outra dica que pode te ajudar a economizar na conta de água é, consultar contas passadas para ter um comparativo de gasto com os meses anteriores.

Caso você não tenha mais as contas dos meses anteriores, você pode entrar no site da sua companhia de energia e emitir a segunda via da conta.

Com isso, você conseguirá ver os meses em que consumiu mais, e analisar quais hábitos você adotou naquele período que levaram aquele valor, e buscar melhorias.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *