Dores nas costas…

Uma técnica inovadora de cirurgia a laser destinada ao tratamento de dores crônicas na coluna vem surpreendendo pacientes que sofrem deste mal pelo método pouco invasivo e pelo rápido tempo de recuperação. Um dos responsáveis por esta inovação é o Dr. Luis Augusto Rogano, 52 anos, neurocirurgião especialista em procedimentos cirúrgicos voltados especialmente para o tratamento de dores crônicas na coluna.

Em 2012, Dr. Rogano começou a realizar a microcirurgia percutânea de disco a laser, ou seja, cirurgias de coluna com a utilização de raio laser. O procedimento é minimamente invasivo se comparado com o método convencional, já que são necessários apenas pequenos furos de agulhas no paciente sem necessidade de cortes na pele ou músculos.

O procedimento transmite um feixe de laser pela agulha até a área lesada, o que reduz em até 75% o tempo de cirurgia se comparado com os métodos convencionais. Outro diferencial da microcirurgia a laser é o tempo de recuperação dos pacientes, que recebem alta somente 2 dias após a cirurgia, contra 12 a 15 dias de uma cirurgia convencional.

O Dr. Luis Rogano tem como maioria de seus pacientes os executivos de grandes empresas, atletas e pessoas que não podem perder meses com a recuperação, já que a microcirurgia a laser abrevia este período, uma época que se torna um castigo para quem tem um dia-a-dia ativo ou atletas, que não conseguem ficar sem se exercitar.

Aficionado por esportes, tendo competido até no Ironman, competição de triatlo mais famosa do planeta, o Dr. Rogano usa essa experiência e vivência para recuperar atletas em tempo recorde quando o assunto é dores na coluna. Para a maior eficácia do tratamento, o Dr. Rogano acredita muito no diálogo com seus pacientes a fim de melhorar a vida das pessoas, uma vez que as principais causas para o surgimento de dores crônicas na coluna estão relacionadas ao sobrepeso, sedentarismo, perda de massa muscular, postura incorreta, longa jornada de trabalho sem quebra de rotina e repetição de movimentos.

Vantagens da microcirurgia percutânea a laser

  • Minimamente invasiva se comparada com o método convencional, já que são necessários apenas pequenos furos de agulhas, evitando cortes na pele e músculos do paciente.
  • O tempo total de uma cirurgia a laser é, em média, de 20 minutos, contra 2 horas das cirurgias convencionais.
  • Em comparação com a cirurgia convencional, a microcirurgia a laser tem inúmeras vantagens, como: período de repouso pós-operatório de 1 dia contra 7 dias; retorno as atividades profissionais após 2 dias, contra 1 mês da convencional; internação de 3 horas, contra 2 a 3 dias do método convencional; tempo de cirurgia de 20 minutos, contra 2 horas; cirurgia realizada sob sedação leve, contra anestesia geral da convencional.

One Response

  1. Dri Siqueira disse:

    Eu tenho muita dor nas costas e faço fisioterapia pra melhorar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *