Quem Consome Mais: 127 ou 220?

Hoje então nós falaremos de qual o nível de tensão que consome mais, 127 volts ou 220 volts? Como é possível economizar na conta de energia elétrica. Na verdade eu posso já de inicio afirmar para vocês que é um mito, é… falar por exemplo que o 220 volts ou o 127 consome mais ou menos.

A grande verdade é que não existe um maior consumo relacionado efetivamente a tensão elétrica como um todo. E eu posso provar isso pra você.

Bom, vamos imaginar a aquisição de um produto como um todo. Seja ele um chuveiro, seja ele um micro-ondas, seja ele uma geladeira qualquer. Quando você compra o equipamento, o dispositivo, ele tem algumas características técnicas que é muitas vezes uma característica que vai definir se você vai ou não comprar aquele dispositivo.

Por exemplo, um chuveiro. Você vai comprar um chuveiro e você tem disponível lá um chuveiro de 4.400 Watts e um outro de 6.600 Watts. Aí você vai falar: não, eu quero comprar o de 6.600 Watts porque ele é mais potente.

Ele possui maior potencia. Ou seja, a potencia, o consumo dele é 6.600 Watts. Aquele chuveiro que você está adquirindo agora. E… o nível de tensão é em função da sua instalação elétrica, não é?

Então você vai pegar lá um chuveiro de 6.600 Watts que… vai ser ligado a uma rede de 220 Volts. E aí você vai perceber que na prescrição da proteção dele, 6.600 Volts, divididos por 220 Volts. Ou seja, você vai ter 30 amperes de consumo de corrente. E a corrente ela tem 30 amperes.

Esse mesmo chuveiro, vamos supor que eu pegue o chuveiro então de 6.600 Watts compre, eu adquira ele para uma região de 127 Volts. Essa característica, vai fazer com que o meu chuveiro consuma um valor de corrente elétrica de aproximadamente 52 amperes (fazendo o calculo então, 6.600 divididos por 127). Então, olha só, nós saltamos de 30 amperes, para 52 amperes.

Mas, você tá observando que na verdade, quando você vai lá no relógio padrão e você verifica o consumo da sua residência em si, ou daquele seu cliente, ou da sua casa, você está verificando o consumo em quilowatts, ou seja, o valor de potencia dos equipamentos que estão em sua residência.

A corrente elétrica aumentou quando eu diminuí a tensão? Utilizei 127 volts no meu chuveiro de 6.600 e a minha corrente elétrica aumentou para 52 amperes?

A resposta é: Sim.

A corrente elétrica aumentou, só que, a única coisa que isso vai implicar pra mim na minha residência, é que: os condutores que eu vou ter que colocar naquele ambiente, naquela instalação, terão então bitola mais robusta.

O que, que vem a ser bitola mais robusta?

Ela vai ser com uma área de sessão transversal maior, ou seja, vão ser mais grossos, legal? Ou seja, a potência em si, não implica diretamente, né? Não vai ser implicada, vamos dizer assim, em relação à tensão elétrica de funcionamento daquele dispositivo.

Logo, quando você opta por um produto, um equipamento, um dispositivo de 127 volts, não quer dizer que você vai pagar mais na sua conta de energia no final do mês.

Quer dizer, que na preparação da instalação elétrica que você vai fazer, você vai precisar promover ali, a inserção de cabos mais robustos, de disjuntores de maior calibre, de maior valor de corrente, logo ele vai ser mais caro também, porque conforme aumenta o valor da quantidade do disjuntor vai aumentar também o valor que você vai pagar nele.

Legal? Então, olha só, vamos tirar esse mito da nossa cabeça. Nós pagamos em função da potência e o chuveiro dos exemplos que nós usamos, era chuveiro de 6.600 Watts, independente da tensão. Então era 6.600 Watts em 127 volts e 6.600 Watts em 220 volts. Ok?

Resumindo: para qualquer equipamento ou dispositivo que você for adquirir, e é um mito falar que o 220 Volts economiza mais do que o 127. A tensão não vai variar em função da economia do consumo mensal da sua residência.

Ela vai interferir propriamente dito na economia que você vai ter no material na aquisição do material para compor a sua instalação, cabos, disjuntores e assim por diante.

Dicas para economizar energia

Além de pode usar o Power Save Card para economizar energia existem outras coisas que você pode fazer:

  • Desligar carregadores e aparelhos da tomada ao sair
  • Ficar menos tempo no banho
  • Evitar usar micro-ondas para descongelar comida
  • Comprar eletrodomésticos que sejam identificados por consumir pouco
  • Evitar ligar ar condicionado, chuveiro, micro-ondas e máquina de lavar ao mesmo tempo

 

One Response

  1. Silvana Mourão disse:

    Com a energia cada vez mais cara caminhamos para nos tornar uma Hong Kong da vida, onde no calor as pessoas dormem nas grandes lojas porque a energia é tão cara que não podem ligar o ar condicionado em casa!

    Um país de todos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *