Como deixar o notebook mais rápido? Confira dicas

De antemão, um notebook mais rápido pode ser obtido ou reconquistado a partir de algumas ações simples, bem como podem requerer a ajuda de um profissional especializado.

Antes de mais nada, as razões que podem gerar a lentidão em um computador são inúmeras, desde falhas no sistema operacional até mesmo um elemento que não dá conta da utilização.

Em outras palavras, o computador apresenta um desempenho ruim. Então, como deixar o notebook mais rápido? Algumas medidas podem recuperar a ‘saúde’ da sua máquina. Acompanhe!

O que deixa o notebook mais lento?

Deixar o notebook mais rápido normalmente gera uma enorme diferença nos seus afazeres no dia a dia. Todavia, o dono do aparelho precisa entender ser comum que isso aconteça com o passar do tempo, o que pode complicar a sua utilização.

Infelizmente, essa situação pode se desenrolar por uma série de fatores, como um HD cheio de arquivos, desleixo com a limpeza do sistema, softwares rodando em segundo plano, excesso de poeira, falta de atualização, vírus, bugs, entre outras questões.

Por que é importante ter um notebook rápido?

Como deixar o notebook mais rápido
Foto de Thirdman no Pexels

Dessa forma, o ideal é que o usuário faça o possível para deixar o notebook mais rápido, adotando medidas básicas até solicitar a avaliação de um técnico. Já que um problema pequeno pode se tornar uma bola de neve e impossibilitar o uso do seu computador por completo.

Além disso, você pode ter muito mais dificuldade, se irritar e até não conseguir terminar as suas tarefas diárias com uma máquina vagarosa. Afinal, ninguém merece perder tempo porque o computador não está conseguindo executar as ações solicitadas, não é?

Outro problema é perder arquivos importantes devido a alguma pane no sistema, como relatórios, pesquisas, documentos pessoais, fotografias pessoais, vídeos, jogos e qualquer outro item que tenha algum valor. Por isso, sempre é melhor prevenir do que remediar.

Dicas para deixar o notebook mais rápido

Anteriormente, você já notou que alguns acontecimentos podem comprometer o desempenho do seu computador. Portanto, o que pode ser efetuado para impedir ou reverter esse problema? Confira algumas sugestões para deixar o notebook mais rápido!

1 — Não encher a área de trabalho

Muita gente pensa que não faz diferença, contudo quanto mais coisas na sua área de trabalho, mais tempo a máquina precisa para iniciar o sistema. Sobretudo, se contar com um PC com HD instalado. Para se livrar disso é muito simples: apague os ícones de programas que não utiliza constantemente.

Se tem o hábito de lotar a sua área de trabalho com atalhos dos seus jogos prediletos, também dá para apagar. Além disso, procure colocar todos os itens, fotos e vídeos na pasta intitulada ‘Meus Documentos’. Desse modo, você deixará a sua máquina mais veloz, além de organizar a sua área de trabalho.

2 — Limpeza do disco

Quem já está sofrendo com um HD cheio, pode ser que tenha muito lixo. Ou seja, arquivos temporários que são guardados pelo sistema, porém são inúteis. Esses arquivos são salvos por páginas, instaladores de softwares e até o próprio sistema operacional. Assim, só preenchem espaço e não fazem nada.

A boa notícia é que esses arquivos não causam mais nenhum problema e são facilmente deletados. E, quando são eliminados, a tendência é que o seu notebook esteja mais rápido. Melhor ainda, você não necessita entender muita coisa de informática para resolver isso.

3 — Retire alguns arquivos

Para deixar o notebook mais rápido, você pode ser forçado a retirar alguns arquivos da sua memória. Nesse sentido, não há necessidade de apagar esses itens, porém transferi-los para uma plataforma online, HD externo, outra máquina, pendrive ou o que preferir.

Será que está na hora de trocar o notebook?

Para um notebook mais rápido, esses cuidados podem ser indicados tanto para recuperar quanto para ampliar a vida útil do seu modelo. Todavia, a tecnologia também possui um determinado prazo de validade.

Por exemplo, os programas podem não ser mais compatíveis ou o sistema operacional não rode mais no seu modelo. Esses são sinais claros que você precisa de um novo aparelho. Às vezes, o investimento pode lhe render um aparelho mais rápido, completo e seguro.

Dicas de segurança no uso

Um notebook mais rápido não combina com problema de aquecimento. Uma temperatura elevada pode desencadear inúmeros problemas, desde travar até comprometer as peças internas. Por isso, a primeira medida é verificar a temperatura da máquina. A limpeza dos componentes internos também pode ajudar.

Por último, as atualizações do sistema operacional servem para corrigir esse tipo de falha. Portanto, é indicado ter as atualizações em dia para deixar o notebook mais rápido. Já que esse problema de performance que a máquina está acusando pode ter sido gerado por uma falha simples.

E, essa falha pode ser solucionada prontamente com uma atualização. Por fim, se lembre de fazer uma varredura com o seu antivírus de tempos em tempos.

Chamo-me André Rossi, curso Marketing e nas minhas horas de lazer gosto muito de escrever aqui no Portal Plug Mania sobre o mundo da tecnologia abordando diversos temas desse mundo fantástico que se atualizada cada dia mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *