Como deixar o celular mais rápido? Veja nossas dicas

A princípio, todo mundo espera ter um celular mais rápido quando troca o seu modelo antigo por um novo aparelho. Em primeiro lugar, a facilidade de abrir aplicativos e utilizar o novo celular se difere muito de um dispositivo usado. No entanto, a instalação de aplicativos e à medida que se utiliza, essa agilidade começa a cair pouco a pouco.

Assim, as operações começam a demorar mais tempo e o desejo é ter novamente um celular mais rápido. Todavia, você já pensou quantos aplicativos possui e não utiliza? E, quantos arquivos antigos tem armazenados no seu aparelho? Provavelmente, muitos e isso também afeta o desempenho do seu aparelho.

Abaixo, mostraremos algumas sugestões para aprimorar o desempenho do seu aparelho visando ter um celular mais rápido? Então, vamos lá?

Porque o celular fica lento?

Como deixar celular mais rápido
Foto de Lisa no Pexels

Com o passar do tempo de uso, é normal que os celulares fiquem mais lentos e até travem em algumas situações. Isso pode ocorrer por várias razões, como pouco espaço para armazenar arquivos, sistema com uma versão desatualizada ou número exagerado de aplicativos.

Por isso, o ideal é tomar algumas medidas para deixar o celular mais rápido. Por exemplo, você pode fazer a limpeza de cachê, salvar alguns itens como fotos e vídeos em outros aparelhos e até mesmo desliga-lo eventualmente. Essas pequenas ações servem tanto para aparelhos Android quanto para iPhone.

Por que é importante deixar o celular rápido

Naturalmente, qualquer pessoa se sente muito melhor ao contar com um celular mais rápido. Ao não tomar alguns cuidados básicos, o usuário tende a sofrer com a lentidão e pode diminuir a vida útil do seu aparelho. Ou seja, você gastará mais dinheiro trocando um aparelho por outro modelo antes do tempo previsto.

Além disso, o cuidado com o celular também serve para que ninguém se estresse ou perca arquivos importantes. Um aparelho muito lento ou que trava constantemente pode dificultar os seus estudos, o seu trabalho e a sua interação com amigos e familiares. Ao passo que você pode perder documentos, informações e contatos essenciais para as suas atividades.

Dicas para deixar o celular mais rápido

A boa notícia é que o usuário não precisa de muito para ter um celular mais rápido. Quer descobrir algumas dicas simples? Acompanhe!

1 — Apague os aplicativos que não utiliza

Esse é um conselho simples, mas quase todo mundo tem aplicativos que baixou por algum motivo e jamais voltou a usar. Além disso, há aplicativos pré-instalados no aparelho que não servem para nada, e na maioria das vezes, podem ser eliminados.

Ao olhar o seu celular, você facilmente identificará aqueles que não agregam nada ao seu dia a dia. Por isso, reserve alguns minutos para analisar as ferramentas que não usa e que estão apenas ocupando seu celular.

2 — Papel de parede

Por acaso, você está notando que o seu aparelho leva muito tempo para alterar de um app para o outro? O problema pode estar ligado ao seu papel de parede. O ideal é escolher um modelo estático. Ao contrário, tudo ficará ainda mais demorado.

Ainda que os papéis de parede que se movem sejam bem interessantes e forneçam algum diferenciado ao seu aparelho, uma imagem parada também conservar o seu bom funcionamento por mais tempo.

3 — Libere espaço no seu celular

Para ter um celular mais rápido, é indispensável ter espaço suficiente no seu aparelho. Além de se livrar dos aplicativos não usados, também é preciso apagar alguns arquivos desnecessários. É provável que você tenha dezenas de imagens e vídeos dos quais não deseja se desfazer. Então, você precisa transferi-los para outra plataforma ou aparelho. Assim, dá para liberar bastante espaço do seu aparelho.

4 — Opte por versões leves dos app

Essa é uma dica especial para quem possui um aparelho com pouca memória disponível. Alguns dos principais aplicativos de troca de mensagens e redes sociais contam com versões leves ou ‘Lite’. Se adotar essas versões, tenha certeza que notará uma enorme diferença ao usar o celular no seu dia a dia.

Dica extra para seu celular

Para deixar o celular mais rápido, é essencial atualizar corretamente o sistema operacional do seu aparelho. Esse processo auxilia a reduzir o tempo de realização das tarefas, o que exige menos do seu modelo.

Essa atualização também pode apresentar novas ferramentas para tornar a sua vida mais fácil e acabar com falhas do sistema. Além disso, a atualização protege seu aparelho de falhas de segurança.

Será que está na hora de trocar o aparelho?

Apesar disso, a maioria dos usuários terá de trocar de aparelho eventualmente. Dessa forma, o usuário deve ficar atento quando o seu modelo já se tornou obsoleto e não é mais compatível com alguns aplicativos, atualizações e ferramentas. Nesse ponto, a substituição é a única alternativa para ter um celular mais rápido e apto para utilização diária.

Chamo-me André Rossi, curso Marketing e nas minhas horas de lazer gosto muito de escrever aqui no Portal Plug Mania sobre o mundo da tecnologia abordando diversos temas desse mundo fantástico que se atualizada cada dia mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *