Setor de Informática vê crescimento das vendas na pandemia

Antes de tudo, o setor de informática vê crescimento nas vendas nos últimos meses, sobretudo, em decorrência da pandemia. Inesperadamente, as pessoas precisaram se reajustar devido às restrições sociais e a necessidade de trocar o escritório por um serviço remoto. Sendo assim, as vendas deste segmento aumentaram desde o começo do ano passado.

Segundo uma pesquisa da empresa de consultoria americana NPD, especializada em avaliação de costumes de consumo online, a busca por equipamentos de informática e itens de escritório subiu nesse período, quando foram definidas as medidas de isolamento social para tentar reduzir os casos de COVID-19 no Brasil e no mundo.

Setor da informática vê crescimento em vendas

Setor de Informática vê Crescimento
Foto de Pixabay no Pexels

Devido à sequência da pandemia, vários negócios adotaram o sistema de home office. Ou seja, quando o funcionário trabalha de um local distante da sede da empresa e até mesmo na sua residência. Sendo assim, essa forma de trabalho se transformou em uma tendência. Desse modo, a procura por produtos de trabalho e estudo a distância cresceu muito.

Ainda assim, a informática vê crescimento na demanda por roteadores para ampliar o acesso à internet, aparelhos para impedir danos aos equipamentos e diminuir os perigos na perda de dados, descansos para as mãos, fones de ouvido, impressoras e tantos outros utensílios para a conclusão das tarefas diárias.

Conforme a consultoria IDC Brasil, líder no cenário de pesquisas, a quantidade de computadores comercializados no país no primeiro trimestre do ano passado foi quase de 1,5 milhão de unidades, 16% acima do registrado na mesma época de 2019.

A necessidade dos profissionais em adequar os ambientes também disparou. Por isso, cadeiras de escritório foram 140% mais vendidas, além do crescimento de 125% na aquisição de escrivaninhas.

O que dizem os economistas?

Além da busca por trabalhadores para criar um ambiente propicio para o trabalho, a informática vê crescimento também nas compras de itens voltados para o estudo à distância. Com as aulas migrando do presencial para o online, o segmento notou um impacto positivo.

De acordo com relatório do Ebit / Nielsen, a área de informática vê crescimento de 101% no primeiro semestre do ano passado, em comparação com o mesmo período de 2019. Conforme com Vitor Magnani, presidente da Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O), órgão que une as plataformas online, nos primeiros meses de distância, acontece uma elevação de 48% nas vendas online e uma alta de 32% de novos clientes.

Confira mais notícias do Portal Plug Mania aqui!

Os economistas alegam que essa é a ‘segunda geração’ do comércio eletrônico nacional e esse crescimento deve se manter. Ou seja, as pessoas descobriram ser realmente simples comprar pela internet ou ajustar algumas tarefas diárias para realizar na própria residência. Por isso, esse modelo home office se tornará permanente para milhões de pessoas.

Motivos que fizeram as vendas crescerem

O segmento de informática vê crescimento desde o ano passado, espelhando o salto na busca em função da pandemia e também pela maior quantidade de empresas que precisaram recorrer às plataformas virtuais.

Home office

Se o home office já era uma tendência, se tornou a única possibilidade para continuar o trabalho. Por isso, a informática vê crescimento na aquisição de produtos de escritórios, como cadeiras, computadores, impressoras, fones, monitores, teclados e outros.

Já que as pessoas até poderiam ter um aparelho em casa, mas não uma estrutura adequada para realizar as suas obrigações de maneira funcional e cômoda. Muitas empresas estão determinadas a adotar esse modelo ou mesmo um sistema hibrido devido à boa aceitação entre os funcionários e a redução de custos.

Aulas Online

Dessa forma, os estudantes também não puderam retornar para as escolas, universidades e centros tecnológicos. Como os pais precisaram adaptar uma parte da casa para trabalhar, os alunos necessitaram ter um celular, computador, notebook, mesa, escrivaninha e outros utensílios para realizar as tarefas e assimilar o conteúdo passado pelas plataformas digitais.

Praticidade

Por último, as pessoas não poderiam mais sair para visitar as lojas e recorreram às compras pela internet para praticamente tudo. Nesse caso, o segmento de informática vê crescimento também pelo aumento das buscas e o entendimento da praticidade de comprar tudo em lojas online com poucos clipes.

As pesquisas indicam que milhares de brasileiros que realizaram compras pela internet pela primeira vez seguirão com esse modelo mesmo com o encerramento da crise em função da facilidade e a praticidade.

Home office pede um novo notebook mesmo?

Eventualmente, o notebook usado somente nos finais de semana ou nos momentos de folga tende a não ser adequado para a sua demanda profissional. A sua máquina pode estar ultrapassada, a memória pode estar cheia, o processamento lento e sem os programas indispensáveis para os seus trabalhos. Por isso, você pode necessitar de um novo computador para se encaixar totalmente em um serviço a distância e rendendo da mesma forma.

Dicas de uso para seu notebook

Enfim, a informática vê crescimento na demanda devido a todos esses motivos, bem como você pode necessitar de manutenção para o seu PC ou de uma máquina nova. No caso, é possível apagar alguns arquivos para liberar espaço na memória e melhorar o desempenho, limpar o cachê, esvaziar a sua área de trabalho, utilizar um antivírus de qualidade e até formatar o seu computador antes de começar a trabalho com ele.

Chamo-me André Rossi, curso Marketing e nas minhas horas de lazer gosto muito de escrever aqui no Portal Plug Mania sobre o mundo da tecnologia abordando diversos temas desse mundo fantástico que se atualizada cada dia mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *