WhatsApp lança pagamentos no aplicativo para pessoas físicas

Um dos aplicativos mais usados por brasileiros, o WhatsApp lança pagamentos agora. Primeiramente, essa nova ferramenta está disponível tanto para quem utiliza aparelhos Android quanto para usuários de iPhone. Antes de tudo, esse recurso realiza a transferência de dinheiro entre contatos na conversa do aplicativo sem taxar as operações.

O pagamento está se espalhando entre os brasileiros, chamado oficialmente de WhatsApp Pay. Todavia, vale lembrar que ainda não há como ativar manualmente essa função. No WhatsApp lança pagamentos, as movimentações podem ser realizadas somente entre usuários atualmente.

Quando essa ideia do aplicativo foi anunciada pela primeira vez no país, o grupo pretendia oferecer outras possibilidades. Ou seja, o WhatsApp lança pagamentos agora, mas a intenção era oferecer pagamentos de compras com cartão de crédito para contas de empreendimentos via o WhatsApp Business. Esse recurso ainda está sendo analisado pelo Branco Central do Brasil.

O que é o Whatsapp?

Além do WhatsApp lança pagamentos aos usuários, o aplicativo se popularizou pelo envio e recebimento de mensagens de texto, áudio, vídeo e outros arquivos entre pessoas. Os usuários também pode efetuar chamadas com voz e vídeo de maneira gratuita. A única exigência é conexão com a internet.

No começo de 2015, o WhatsApp lançou o recurso para ser usado no computador, através do navegador. Primeiramente, a opção se tornou acessível para o navegador Google Chrome, mas foi rapidamente expandida para os demais. No território nacional, praticamente todas as pessoas que possuem um smartphone utilizam o aplicativo para comunicação com amigos e familiares.

WhatsApp Lança Pagamentos na plataforma

WhatsApp Lança Pagamentos
FOTO: Montagem do Portal

O recurso de pagamento foi disponibilizado para pessoas portadoras de cartões de débito, pré-pago, bandeiras variadas. Conforme a própria empresa, outras instituições podem se candidatar a formar parcerias para essa nova forma de transferir dinheiro.

Atualmente, o usuário pode repassar até mil reais de cada vez e limite de 20 operações diárias. A capacidade de dinheiro movimentado por mês no aplicativo está na casa de 5 mil reais. Para começar a aproveitar essa facilidade, o usuário deve fazer um cadastro no Facebook Pay, uma plataforma vinculada ao WhatsApp.

Vantagens de usar os pagamentos no Whatsapp

Quando o WhatsApp lança pagamentos consegue facilitar o cotidiano de milhares de pessoas, como pequenos empreendedores e profissionais liberais. Agora milhões de pessoas possuem mais uma opção para fazer as suas operações bancárias de modo muito rápida e prática. Então, quer conhecer outros benefícios?

Praticidade

É muito comodo efetuar transferências para outros a partir de uma conversa do aplicativo. Desse modo, o usuário possui um aplicativo multifuncional, economizando uma quantia considerável ao não arcar mais com as taxas de transferências.

Segurança

Além disso, o WhatsApp oferece a possibilidade de validar o PIN, protegendo cada operação sem que o usuário tenha medo de dar continuidade a atividade. Portanto, essa autorização é como se fosse tivesse com um cartão de crédito.

Agilidade

O pagamento pelo WhatsApp também tende a ser mais ágil que os aplicativos das instituições financeiras. Para devolver dinheiro de um conhecido com rapidez e facilidade? É só abrir a conversa com a pessoa em questão e efetuar a operação.

Dicas de segurança no uso do app

O WhatsApp lança pagamentos, mas demanda alguns cuidados para que tudo aconteça o melhor possível. As atualizações no aplicativo costumam acabar com falhas e apresentar novas funções de segurança.

Além disso, você pode adotar a verificação em duas etapas. O próprio aplicativo recomenda que os usuários ativem essa opção, de modo a cadastrarem uma senha adicional para o app funcionar em outros dispositivos.

Por último, você deve ficar atento aos novos golpes que aparecem em reportagens na imprensa. Normalmente, essas ações incluem promoções, premiações altas ou pedidos para emprestar dinheiro com devolução no dia seguinte. Sempre desconfie dessas mensagens e não clique nos links envolvidos, que podem permitir a invasão de seu aparelho.

Dessa forma, você minimiza os perigos de sofrer qualquer tipo de imprevisto com o seu WhatsApp e não sofrerá com dores de cabeça inoportunas. Todavia, mantenha-se atento!

Proteja seus dados no aplicativo

Quando o WhatsApp lança pagamentos, é essencial fazer um cadastro no Facebook Pay, plataforma integrada ao WhatsApp. Felizmente, as informações são protegidas por um código PIN escolhido pelo próprio dono da conta ou pela opção biométrica cadastrada no próprio aparelho.

Na sequência, a ferramenta para utilizar dinheiro está acessível no menu apontado nas conversas, local que conta com as opções de anexo para as conversas.

Enquanto a proteção dos seus dados no aplicativo de mensagens pode ser ampliada com a ativação da verificação em duas etapas e a memorização da senha escolhida. Essa medida é essencial para evitar que consigam se apossar do seu número em alguma emergência. Enfim, o conselho não é novo, mas vale relembrar: jamais repasse os seus dados em conversas no aplicativo e tampouco aperte em cima de links enviados por terceiros em situações suspeitas.

Chamo-me André Rossi, curso Marketing e nas minhas horas de lazer gosto muito de escrever aqui no Portal Plug Mania sobre o mundo da tecnologia abordando diversos temas desse mundo fantástico que se atualizada cada dia mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *